terça-feira, 19 de junho de 2007

Correria.


bem, eu fui chamada pra um projeto de linguistica (análise do discurso) da minha faculdade. como eu nao consigo pensar em outra coisa, pq tenho q entregar meu sub projeto ainda hoje, inda tenho varias provas e seminarios.. vo colocar aqui um pedaço dele pra qm quiser ler, hehe. boa semana, gente.

A identidade do ser humano, sempre esteve em mutação, uma vez que as concepções de “eu” em relação à sociedade são transformadas com o percurso diacrônico da humanidade. Essa trajetória histórica-evolutiva delimita e destrói, determina e transforma a identificação do homem. Num paralelo entre os ciclos históricos, podemos analisar analogicamente a situação que o ser humano dispunha para permear sua identidade anteriormente e o que o influencia no hoje.

Na era medieval/iluminista o centro essencial da identidade de uma pessoa começou a ser o seu próprio eu, antropocêntrico e individualista, o homem explorou sua intelectualidade e foi capaz de avançar fronteiras não somente científicas, mas continentais. Esse contato com o exterior provocou um interesse entre o “eu” e as novas sociedades, trazendo na Modernidade, o interagir com as culturas alheias, e permutar valores e significados, e até a tentativa de estabelecer e interpor sua identidade resolvida, estável e concreta aos demais (através de guerras e exploração), juntamente com isso, o capitalismo toma forma e se fortalece, com um poder e a “verdade” centralizados na mão de alguns. Com o advento da pós-modernidade, podemos notar que a multiplicação das redes de comunicação (globalização, Internet, televisão..) têm sido expandidas aceleradamente, com isto a percepção de mundo dos indivíduos os torna seres plurais, fragmentados, e não-resolvidos. A interação mundial com a tecnologia de ponta revoluciona o meio, e, conseqüentemente, o ser que está inserido nele.

A facilidade de acesso e a rapidez de informações diversas, juntamente com as nuances que permeiam a formação de um discurso concreto de um adolescente (jovem), provocam uma agitação social, por isso as tribos urbanas que se formam são intermitentes. Porém, são uma resposta do jovem, que precisa de interação e comunicabilidade com o seu meio, à sociedade fragmentada e individualista.

Para o crítico social Kobena Mercer “a identidade somente se torna uma questão quando está em crise, quando algo se supõe como fixo, coerente e estável é deslocado pela experiência da dúvida e da incerteza.”. Uma vez que a formação do eu e do outro estão em constante mutação, o ser humano inseguro, conectado à vários papéis precisa ser analisado, para maior compreensão de suas transformações.

Por ser um assunto emergente, não podemos encontrar muitos trabalhos a respeito da resposta do jovem e do adolescente instável à sociedade em evolução através do tribalismo urbano. Isso, juntamente com a inconstância e as transformações que se estabelecem na atualidade pós-moderna, e influenciam diretamente a identidade atual, me estimularam a fazer parte e desenvolver este trabalho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Heita!

Texto de hj foi complexo!
rsrs

bjinho

Anônimo disse...

Esse texto parece um trabalho de facul...eu fiz um parecido só que menor... muito bom...faltaram mais críticas, mas o texto tá bem completo...parabens vc usa mt bem as palavras
...bjin