quinta-feira, 15 de outubro de 2009

hermética.

Acordara de um sonho estranho, nua, abria os olhos sem vontade, espreguiçava o corpo sem entender para quê e bocejava a saudade da possibilidade da letargia momentânea. Quando sentiu o frio dos azulejos despertarem seus pelos e poros, decidiu vestir a sua existência, mesmo esquálida e lânguida, e enfrentar mais uma vez o dia, que já surgia na sua janela delatando suas imperfeições. No chuveiro sentia os pingos lavarem os pensamentos absurdos que por pouco não a deixaram dormir... Em dias como esses (sim, já vinham em plural) suas roupas pareciam pesar, o tecido, a costura, as marcas, tudo carregava em si um saber patético e irreal que não lhe servia de nada.
Respirava tentando dilatar a vida dentro dos pulmões e caminhava olhando para os pés para ter certeza que ainda sabiam o que fazer. Normalmente não gostava de sapatos, pareciam camuflar os desejos de onde gostaria realmente de ir, mas na falta de desejos, caminhava por aleatoriedades, a única razão que latejava em suas solas, esperança no acaso.
Mesmo com um gosto amargo de rotina na língua comia tentando abastecer-se de proteínas e carboidratos que alguém um dia lhe disse necessário. Não entendia bem o porque de tanta variedade, tudo aquilo só tinha um porquê, que era lhe manter em pé, mesmo que preferindo as horas que passava horizontalmente na cama.
Já quase não usava palavras, mas constantemente se perguntava para onde iam os sonhos falidos, onde se encontrava o cemitério dos segredos que se perdiam no ar? Não encontrava resposta, ou vontade de procurar, deixava seus braços doloridos gesticularem apenas o indispensável, seus olhos contentarem-se apenas com as proximidades, e seu coração com as batidas suficientes para enfrentar o sol castigador.
Passavam-se os dias, dormiam-se as noites, e o seu corpo parecia diminuir. Falta de uso? Falta de vontade? Falta de fazer falta para alguém?
Aonde será que medem a dimensão da existência? Já não conhecia o tamanho real de seus membros. Muito menos o tom de sua voz. Quando voltava pra casa no fim do expediente, já respirava com dificuldade, e as estrelas sempre surgiam com olhares inquisitórios, tudo era pesado demais, adormecia abraçada com o resto de realidade que conhecia, não gostava de sonhos e abstrações, preferia passar pela noite sem absurdos oníricos. A concretude trazia uma falsa segurança que sussurrava determinações com prazo de validade. Já quase paralítica, fechava-se ainda mais com medo de se lançar no sonho estranho de todo dia, onde se via com asas e um sorriso desconhecido nos lábios.

11 comentários:

Antonio Carlos Junior disse...

Que texto lindo e que leva a reflexão. Vc leva o leitor ao clima psicológico do personagem. Sou teu fã incondicional!

Beijos,
ACJR

Mariah disse...

a gente tá pensando demais. perguntando demais. questionando demais. com mais dúvidas do que certeza.
tempos modernos.

Lina. disse...

Isso é coisa de quem já não cabe em si mesmo.

Lucas Lima disse...

lúdico... rsrs, gostei da escrita, viajei bastante, rs
bons dias

Pequena Poetiza disse...

coisa mais linda de se ler

beijos

H L disse...

nossa, arrepiei.
esse foi profundo hein?!

escreves muito bem!
*-*

Deisily de Quadros disse...

Oi, Marta!
Delícia de texto.
Beijo.

Srtª Elis° disse...

garota.....srsr que isso que texto bem escrito nossa to arrepiada de ler..... queria escrever assim muitooo bem flor eu me vi nesse texto acho que tu transqueveu meu eu.....srs
adorei!!!! qual seu msn? xeroo flor!

Unknown disse...

Mais um texto gostoso de se ler da Srta. Marta!
Bjos,
Paulinha

ney disse...

Somos eternos aprendizes, capazes de imensas transformações e superações. Nunca temos todas as respostas, e talvez esteja ai o grande sentido desse mistério da vida, porque poderíamos tranformá-las em "verdades absolutas", o que nos impediria de crescer. Tudo vai somando, sem a arrogância das certezas, dos julgamentos, dos preconceitos, das ideologias, das tiranias, e o que parece para muitos insegurança, é na verdade a percepção e conscientização de coisas simples, sábias e duradouras. ney/

Unknown disse...

Martinha tu é fera visse. Show d bola.
Essas viagens ao centro de si mesmo são sua marca registrada né?
Xero