quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

sobre o Negro.


Quem conhece o Rio Negro sabe bem sobre o que Vera do Val tem a dizer. O brilho que Negro e suas águas bailarinas adiquirem ao se misturarem com os raios do sol e o segredo dos peixes multicoloridos. O poder de ser macho, fecundador, negro, de ser tão vasto e inóspito, encantador e galante. Ser forte e apaixonante, e ter um gosto suave de aventura.
Quem conhece o Negro e se vê espelhado em suas águas profundas, que dançam livres em coreografias lindas quando se encontra com o vento ou a lua, sabe bem o que é ser filho do Rio, amigo de Boto, amante de árvore, suado de amor. Ter o bafo quente da rua na nuca, uma chuva repentina que gruda no corpo com o suor, o gosto de peixe frito com farinha, e também o orgulho de zelar pelo que é seu, mesmo sendo pouco...
Vera do Val, mais do que sábia em suas palavras e olhares, denuncia, relata, ama, goza, suspira, delata, grita, conta, geme, descreve e seduz com seus contos que são bem mais do que lendas ou histórias de fim de tarde na beira do rio, são verdadeiros retratos poéticos de um povo que é tão apaixonado por essas águas escuras e misteriosas, e ao mesmo tempo tão maravilhado pelo mundo de Brad Pitt.

11 comentários:

Anônimo disse...

achei bem interessante, vou ver se acho por aqui

beijo

Anônimo disse...

ihhh
essa semana comprei uns 7 livros...... quando eu terminar de ler tudinho eu procuro esse hehehe me interessei pela história

Anônimo disse...

Já que recomendas, procurarei! ;)
Valeu a dica!

Anônimo disse...

Muito bom teu blog, gosto de te ler, gosto daqui.
Tenha um belo final de semana.
Maurizio

Anônimo disse...

Fiquei com vontade de ler.
Beijo!

Anônimo disse...

Deve ser ótimo eim!

Beijos

Anônimo disse...

Boa dica! Mas antes tenho q terminar de ler a montanha de livros q tem aki na minha mesa! hehe..
Tô com blog novo e gostaria q vc fosse lá!
Bjs!!
=1

Anônimo disse...

E nós o temos aqui, bem pertinho... dádiva!

Anônimo disse...

minha prova de teoria II era pra analisar dos contos deste livro.
e claro, usei sua colocação do Rio Negro como um "macho reprodutor" na introdução, haha >D
:*

Anônimo disse...

(Marta),

sabe que voce tem razão: eu tenho muito pra dizer,ou melhor, textos carregados com aquilo que penso, sinto, desejo para publicar. contudo, andei um pouco distante das publicações do blog, dei um espaço de tempo, por causa das obrigações academicas de fim de ano. agora que estou de ferias, espero poder publicar com mais intensidade no blog - ele está fazendo um ano!!! - e espero poder sempre contar com suas visitas e seus comentarios sinceros.
quanto ao livro da Vera Val, vou le-lo em janeiro e, é claro, vou te dizer o que achei do mesmo.

abraços,

Anônimo disse...

o contraste com Pitt foi incrível.