sexta-feira, 14 de março de 2008

dia nacional da poesia

feliz dia nacional da poesia.
nao que a poesia precise de um dia especifico
porque se precisase ja nao era poesia.
porque o que seria da vida sem a poesia constante
que faz parte do ar e constroi as asas que arrebatam a alma?
o que seria de mim? e de minhas asas?


vos deixo com hilda hilst, mulher que me lembra que a poesia é
transdentemente palpavel, subjetivamente real,
melancolicamente feliz, objetivamente superior.
(o dificil é escolher so uma!)

Se for possível, manda-me dizer:

- É lua cheia. A casa está vazia -

Manda-me dizer, e o paraíso

Há de ficar mais perto, e mais recente

Me há de parecer teu rosto incerto.

Manda-me buscar se tens o dia

Tão longo como a noite. Se é verdade

Que sem mim só vês monotonia.

E se te lembras do brilho das marés

De alguns peixes rosados

Numas águas

E dos meus pés molhados, manda-me dizer:

- É lua nova -

E revestida de luz te volto a ver.


(O Poeta Inventa Viagem,
Retorno e Morre de Saudade)

*procurem ler
PRELÚDIOS-INTENSOS PARA OS DESMEMORIADOS DO AMOR.


15 comentários:

Anônimo disse...

A Hilda arrasa, literalmente. Pelo pouco que conheço gosto muito.

Feliz dia da poesia =)

Anônimo disse...

Salve Hilda, Adelia, Cora, Clarisse e Marta....

Anônimo disse...

que poema bonita, parabéns escolhes-te bem a poetisa para comemorar este dia.
Bom fim de semana. ;)

Anônimo disse...

Belo Poema!
Parabéén!!

:D

E Feliz dia da Poesia xD

Anônimo disse...

e vc jah se encaixa comemorando o dia da poesia como um dia seu tb né?!
adoro as coisas que vc escreve!!

Anônimo disse...

- É lua minguante aqui. -

Hilda me deixa aturdido...

Anônimo disse...

Hilda é sinônimo de poesia feminina, intensa.
Parabéns aos poetas.
semana linda, flor
beijos

Anônimo disse...

Nossa...é verdade? dia 14 de março é o dia da poesia? Eu não tava sabendo não! De fato poesia nao precisa de dia especifico, mas muito bom saber que existe essa homenagem!
Passei pra te desejar uma excelente semana, e te convidar à ir assinar o meu "guetsbook", chic, né?! Ficarei honrada com um recadinho seu!!
Um abraço,
Liz

Anônimo disse...

Depois de tanto tempo ausente, resolvendo problemas e estudando, agora vou voltar a dar atenção merecida aos meus bloggers favoritos.
Me espere mais vezes por aqui.
Bjoss!

Anônimo disse...

Olá Marta, como sempre belo poema .
Beijos

Anônimo disse...

çok güzel bir site.

Anônimo disse...

adorei a introdução.
'nao que a poesia precise de um dia especifico...'
A Hilda arrasa mesmo!
*.*


Bejoo

Anônimo disse...

sou desesperadamente anônimo e seu fã.
;*

Anônimo disse...

esperando um novo post entre parênteses pra te contar um segredo... *sopro tuas asas*

Anônimo disse...

sumida!!!!