sexta-feira, 22 de junho de 2007


Lateja e pulsa.

Meu coração é uma grande orquestra escura

Eu luto,um vulto.

Um tanto e um quanto.

Manso,e avulso.

Exibo à frente uma ferida

E sangue escorre pelas minhas mãos.

Pingos e lágrima correm para as margens.

E eu, permaneço a míngua.

Escassa.

Um traço dilacera o horizonte

E minhas mãos escarlates protegem meus olhos.

Permaneço na penumbra.

Afundo meus olhos dentro de mim.

E enfim,

Me atiro.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Correria.


bem, eu fui chamada pra um projeto de linguistica (análise do discurso) da minha faculdade. como eu nao consigo pensar em outra coisa, pq tenho q entregar meu sub projeto ainda hoje, inda tenho varias provas e seminarios.. vo colocar aqui um pedaço dele pra qm quiser ler, hehe. boa semana, gente.

A identidade do ser humano, sempre esteve em mutação, uma vez que as concepções de “eu” em relação à sociedade são transformadas com o percurso diacrônico da humanidade. Essa trajetória histórica-evolutiva delimita e destrói, determina e transforma a identificação do homem. Num paralelo entre os ciclos históricos, podemos analisar analogicamente a situação que o ser humano dispunha para permear sua identidade anteriormente e o que o influencia no hoje.

Na era medieval/iluminista o centro essencial da identidade de uma pessoa começou a ser o seu próprio eu, antropocêntrico e individualista, o homem explorou sua intelectualidade e foi capaz de avançar fronteiras não somente científicas, mas continentais. Esse contato com o exterior provocou um interesse entre o “eu” e as novas sociedades, trazendo na Modernidade, o interagir com as culturas alheias, e permutar valores e significados, e até a tentativa de estabelecer e interpor sua identidade resolvida, estável e concreta aos demais (através de guerras e exploração), juntamente com isso, o capitalismo toma forma e se fortalece, com um poder e a “verdade” centralizados na mão de alguns. Com o advento da pós-modernidade, podemos notar que a multiplicação das redes de comunicação (globalização, Internet, televisão..) têm sido expandidas aceleradamente, com isto a percepção de mundo dos indivíduos os torna seres plurais, fragmentados, e não-resolvidos. A interação mundial com a tecnologia de ponta revoluciona o meio, e, conseqüentemente, o ser que está inserido nele.

A facilidade de acesso e a rapidez de informações diversas, juntamente com as nuances que permeiam a formação de um discurso concreto de um adolescente (jovem), provocam uma agitação social, por isso as tribos urbanas que se formam são intermitentes. Porém, são uma resposta do jovem, que precisa de interação e comunicabilidade com o seu meio, à sociedade fragmentada e individualista.

Para o crítico social Kobena Mercer “a identidade somente se torna uma questão quando está em crise, quando algo se supõe como fixo, coerente e estável é deslocado pela experiência da dúvida e da incerteza.”. Uma vez que a formação do eu e do outro estão em constante mutação, o ser humano inseguro, conectado à vários papéis precisa ser analisado, para maior compreensão de suas transformações.

Por ser um assunto emergente, não podemos encontrar muitos trabalhos a respeito da resposta do jovem e do adolescente instável à sociedade em evolução através do tribalismo urbano. Isso, juntamente com a inconstância e as transformações que se estabelecem na atualidade pós-moderna, e influenciam diretamente a identidade atual, me estimularam a fazer parte e desenvolver este trabalho.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

dias.


tem dias que parece que todos os sentimentos do mundo convergem em mim.
todas as dores.
todos os enjoos
todas as raivas
todos os gritos
todas as falácias
toda frustração
toda úlcera da alma
e toda decepçao.

parece que as lágrimas dos olhos cansados sao todas minhas!
e que as nao-forças me consomem.
os nao-lugares sao todos familiares.
e surge um aperto no peito, um aperto estranho, estrangeiro, alheio, forasteiro.

tem dias que a noite chega mais cedo,
mesmo com o sol la em cima brilhando,
ela insiste em espreitar-me.

tem dias que os tremores sao quem me movem
e meus pensamentos dubios, nao-gentis, me levam a
falar o silencio mais profundo que existe.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

reais.

O tempo passou loucamente

Destruindo lembranças e carta

Vidraças e laços que outrora fizemos e juramos.

Despedaçando e estilhaçando como um furor impetuoso

Tudo aquilo que tínhamos construído, e sonhado.

Se for uma questão de opção,

Eu preferia permanecer.

Aqui.

Parados.

Olhando dentro dos olhos.

Me afogando no teu sorriso.

Finalmente encontramos a realidade.

Me cala?

Faz teu silêncio, tão certo, ser nossa voz.

Que ele cante,e vibre por cima e por entre a brisa de nossos sussurros de amor.

Ah, se fosse por mim

Eu preferia ficar...

Sozinhos, mudos

Vendo o tempo passar por entre nossos cabelos brancos

E marcas de maturidade.

Me ensina.

Me mostra onde acaba a fantasia

E começa os passos trôpegos da vida real.

Sim,

Encosta tua mão na minha.

Cansados.

Autênticos.

Um passo de cada vez.

Agora sim. somos reais.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Ela e Ele

Ela gosta de brigadeiro com morango e prefere sentir o frio do chão com os pés descalços... Ele admira a lua todas as noites e insiste em almoçar no mesmo lugar. Ela anda dançando e dá ritmo até as coisas rotineiras. Ele usa aquela mochila nas costas e costuma não pentear os cabelos, diz que é um trabalho a menos, e completa admitindo que nada penteia tão bem como as mãos dela por entre as suas madeixas. Eles andam para todos os lugares, mesmo quando tem carro...(ela pensa sozinha, que é melhor assim, porque dá pra aproveitar cada segundinho do lado dele...). Eles sonham com mundos e fundos, viagens e filhos, e suspiram quando se abraçam bem forte.Ela usa roupas escuras quando o clima está nublado (ou não), e tem um livro para cada situação. Ele surpreende qualquer um com as musicas que saem de suas palavras, e ama vê a cara que ela faz quando ele lhe faz uma surpresa.

Ela diz que a saudade que ela tem dele machuca lugares que ela jamais imaginou ter por dentro, e ele costuma falar que ficar longe dela faz o coração dele doer...

Tudo que ele olha lembra ela, tudo que ela fala rima com ele. Ela gosta do cheiro dos pingos de chuva batendo no chão, ele se diverte vendo-a dançar... Ela costuma bancar a durona mas chora quando ele faz declarações, ele não tem vergonha de confessar que chorava abraçado no travesseiro deles quando sentia muita falta dela...

Mesmo séria ela pensa em como ele está, e mesmo calado ele quer o melhor pra ela.

Se brigam, ela torce pra chegar logo a parte da reconciliação, e se ela se estressa, ele faz de tudo para ela sorrir... Ela sonha em beijá-lo em Paris, e ele planeja lhe abraçar na praia...

Os dois veneram o por do sol, e acham interessante como suas mãos se encaixam tão perfeitamente. Ele diz que os olhares dela o desmontam fácil, fácil, mesmo ela comentando que são os olhos dele que parecem procurar constantemente pela alma dela.

Eles descobrem todo dia mais alguma coisa em comum. Sussurram segredos e amam cinema. Ela escreve poesia. Ele toca violão.E ela ama brincar de decorar os contornos que o rosto dele tem, e ele, por sua vez, brinca de desenhá-la nos seus pensamentos ou nas nuvens.

Todo mundo acha que ele nasceu com um manual para lidar com ela, e que ela completa o sorriso dele, eles acham que tudo isso é historia que Deus inventou só pra deixá-los mais feliz.

Quando ela chora, ele fica com nó na garganta também. Quando ele se cansa, ela se transforma em abrigo.

Quando eles se beijam o mundo todo parece brilhar como néon, e o gosto que fica na boca é bem parecido com o quando se fala a palavra Eternidade, ou mesmo o sabor que Feliz-Para-Sempre tem.

Ela diz que ele anda em câmera lenta por entre a multidão desfocada, e ele conta que ela se destaca porque é a mais linda de todas, apesar dela não acreditar...

Não dá pra fugir muito tempo do amor, uns comentam. Ela é dele, e ele é dela, outros confessam. Mas o que se sabe, no final das contas é que o amor deles é tão forte que nem distancia, nem tempo, nem ninguém pode apagar...

Marta do Thiago.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

...

certa vez uma tristeza veio me abater
e tomou meu coraçao de mansinho.
e quando eu menos percebi, ela tinha tomado meus olhos.
eu chorei um choro baixinho.
lembro de ter enxugado as lágrimas naquele pano
antiiigo que usava pra dormir,
que dessa vez, so alimentou minha insonia.
é, certa vez, o sol nasceu coberto por uma nuvem impertinente
e nao deixou meus olhos brilharem, nem meu sorriso
se esticar preguisosamente de manha.

ah, tristeza que vem como uma dorzinha aguda e estridente.
certa vez voce aparece.
certo dia voce surge.
alguma vez voce pretendeu sumir?

quarta-feira, 6 de junho de 2007

sonho ruim.

Depois de algum tempo sem isso.
hoje tive um pesadelo.
sabe esses sonhos que dentro do sonho vc dorme e acorda e acaba q vc nao sabe
mais se ta dormindo ou acordada?...
poizeh, tive um pesadelo desses, uma sensação de desmaio (no sonho), queria acordar e
nao conseguia, alguem me espreitando na penumbra, febre, falta de ar..horrivel... acordei no susto puxando a respiraçao, com dor de cabeça e sem sono :/
Depois de algum tempo rolando na cama, pensando e pensando, pedindo do papai do ceu que me ajudasse a dormir pq eu tenho trabalho no outro dia... eu peguei no sono, sonhei com coisas felizes e acordei muito bem.

isso me fez pensar...
quantas vzes tratamos pesadelos como coisas constantes,
esquecendo que uma hora ele acaba e o dia amanhece de novo, e td nao passou de
...um sonho ruim...

Depois de um tempo a gente aprende.. que esse sonho aterrozirante nao dura pra sempre,
e que sim, somos capazes de deitar e pegar no sono, dormindo como anjinhos logo em seguida.
nao precisamos mais chorar,correr para a cama da mamae, ou ter medo de olhar debaixo da cama.
depois a gente aprende que para apreciarmos e darmos valor de fato a um sonho bom, precisamos ter um sonho ruim de vz enquando.
e que na vida.. é a mesma coisa...
o importante é confiar e lembrar que.. esses sonho ruim..nao dura pra sempre.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

fim.

Tem uma hora que voce já pode se considerar realmente viciado.
é qnd vc passa a sonhar com elas, dando conselhos, recebendo conselhos, se envolvendo nas histrias...
ou até qnd na hora de decidir algo voce pensa.. como elas sairiam dessa..

é..
Gilmore Gilrs termina essa semana. dia 07
Eu acompanho essas moças desde que a vida de Rory se resumia em estudar e namorar com o Dean, desde que a Lorelai so sonhava com uma pousada so dela.. e Jess era um menino revoltadinho que chegou para bagunçar a vida de todo mundo (hj em dia ele pode ate voar - Heros)
eu acompanhei as lagrimas de cada uma, torci pelo Luke, quis bater no Christopher e depois aceitei o pedido de casamento dele em Paris! eu fiquei com raiva da Emily, quis provar as comidas da Sokie, me assustei com a chegada da April, me emocionei com Lane, e ri bastante do Kirk...
Ah..
nem acredito que as meninas gilmore vao chegar ao fim.
Essa noite sonhei que eu tinha uma conversa séria com a rory sobre o pedido do Logan!hehe
ai ai...
eu assistia com a minha irman, rindo, chorando, e segurando na mao dela as vzes...
depois minha irman casou, e nohs ligavamos uma pra outra pra continuar assistindo juntas!

Particularmente, muitas memorias irao surgir qnd eu ouvir..
" If you're out on the road
Feeling lonely, and so cold
All you have to do is call my name
And I'll be there on the next train

Where you lead, I will follow
Anywhere that you tell me to
If you need, you need me to be with you
I will follow where you lead "

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Holy fiiight

quem nunca imaginou Eva dando o troco no diabo e coisa assim?
aehuaehuae..
plasfemia pra uns.. jogo legalzinho pra outros huaehuae
link: http://www.adultswim.com/games/biblefight/index.html
eu me amarrei.. noeh tem poder de atirar pombas, moisés faz chover sapo, maria atira aureolas-santas, eva faz o cabra engolir fruto.. uhaehhuae.. eu achei divertido.
quem quiser conferir, e nao tiver nada mais interessante pra fazer ¬¬ ... taih o link.

;*