quinta-feira, 31 de maio de 2007

pelanquinhas.

Eu vi uma peça que comentava sobre esse assunto.

E comecei a refletir profundamente.

Todas as mulheres odeiam aquela pelanquinha que fica na parte de trás do braço.

Ou vocês acham que é algum cumprimento chique ensinado para princesas, atrizes e primeira-dama? Nada! Aquele movimento leve,quase uma coreografia feita por aquela miss?

Puro charme para esconder a pelanquinha!

Nenhuma vai sair por aí dizendo que tem um braço de tacacazeira, como uns chamam, ou de lavadeira, como outros se referem.

Já pensou: Rainha Elizabeth revela: “Minhas pelanquinhas são meu charme!”

Nada!

Se vamos a um jantar, quase não comemos...

Toda mulher é assim, pode está morrendo de fome, porque afinal não almoçou pra poder caber naquela saia, e também porque não quer parecer esfomeada pra ele, então, educadamente, 15 grãos de arroz, um pedaço de 5 centímetros de carne (por 2 de espessura), 2 fatias de tomates, meia folha de alface, umas 3 batatas e só, dependendo da pessoa acrescentamos uma colher de chá de farofa. Mas principalmente fazemos isso para não correr o risco da comida estar sem SAL! Porque se por acaso precisarmos de sal ali, naquele momento mágico, teremos que balançaaar o braço para se servir, e a pelanquinha ficará muito evidente!!!

Sim, fazemos sacrifícios pra não mostrar nossa gordurinha pendurada nos nossos braços que nos deixa morrendo de vergonha...

Já cheguei a mudar de roupa umas 10 vezes só porque tem cada blusa que evidencia tanto, só faltava ter escrito bem na frente: “Você já viu minha pelanquinha hoje? Se não, acene para mim!”

Blusas desse tipo com certeza não foram desenhadas por mulheres, se foram, elas devem ser todas estilistas magras, aquelas anorexas criativas!!!

Nossas pelanquinhas só saem com uma lipo nos braços (isso existe?) ou muita, mais muuita malhação, e olha que já vi professora de ginástica ter.

E se elas têm, então, caso encerrado. ESTAMOS FADADAS A ESTE INFORTUNIO.

É a sina feminina.

Nós podíamos então tentar se orgulhar delas, né? Já que é uma característica, algo tão...mulher...

A mídia conseguiu deixar todos os homens loucos por nádegas e peitos de sutiã numeração 82.

Podíamos então, mudar essa regra.

Já pensou o rapaz passando por você fazendo aquele comentário: - ui, que pelanquinha sexy!-

E então teríamos prazer de acenar bem alto ao vermos um conhecido, de bater palmas forte e orgulhosamente, poderíamos usar o sal, molho, maionese, caixinha de palito de dente, seríamos enfim, livres do terror das pelanquinhas!!!

Ah, queridas, pelancas que nos são inerentes, será que vocês saem à base de reza braba? Estou com uns versinhos novos que dizem ser poderosos.

Ai ai, acho que o jeito é aceitá-las, e continuar passando aqueles cremes redutores que são pra perna, mas, acho que deve funcionar nelas também; o jeito é continuar comendo comidas sem sal e sem molho, e também não gesticulando muito nas conversas, inclusive prestando bastante atenção na hora de aplaudir, ou de chamar o táxi ou ônibus, e tomando cuidado com as camisas e vestidinhos; enquanto a mídia não percebe o potencial da beleza das nossas pelanquinhas, qualquer sacrifício é válido.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Exatamente abstrata.

Tente me tocar...

Estou fora de alcance.

Tente me entender...

Eu sou o insondável.

Muito além de explicações.

Uma evolução secreta e segura.

Viva.

Tente me prender...

Tenho asas tatuadas em minha alma.

Tente sufocar minhas palavras...

E meus olhos chorarão poesias.

Mistérios.

Estou cercada por esta nuvem de segredos.

Alada.

Minha alma grita o desconhecido.

Explicita.

Possuo todos sentimentos do universo.

Suspiro uma verdade eminente

Que corre e escorre por entre minhas veias.

Tente me seguir...

Ouse me parar..

Tenho uma força que está para além das nuvens.

Degraus construídos de estrelas e sangue.

Livre.

terça-feira, 29 de maio de 2007

ah, clarice,clarice.


so pra tirar a futilidade do post anterior, um quote de Clarice.

.."sou a minha lenta evolução que se lança como uma ponte levadiça num futuro cujas névoas leitosas já respiro hoje. Minha áurea é mistério de vida. Eu me ultrapasso abdicando de mim e então sou o mundo: sigo a voz do mundo, eu mesma de súbito com voz única”.


Porque ela fala o que todo mundo queria falar e nao conseguia se expressar até lê-la.

miss fraude


Nao é pq eu sou brasileira, ou que eu nao ache as orientais bonitas..
pra falar a verdade, acho tanto, que se fosse pra votar, eu votaria num segundo ou terceiro lugar pra a coreia. mas.. Japao? Primeiro Lugar?... fala serio, galera...muita fraude.
a Brasileira eh muito linda!! ela eh linda daquele tipo que se vc ta andando na rua, vc avista ela, de repente fica com vergonha de ter saido de casa!

Bem, outra coisa que nao posso deixar de falar é: o que a americana ta fazendo ali??!
primeiro que ela nao tem cara de americana, segundo que ela levou uma queda, terceiro que.. da pra comparar ela com a brasileira e a venezuelana??

Uma coisa achei interessante, cadê a ditadura da loirisse?
finalmente! as loiras foram esmagadas pelo poder e sustança das morenas.
hehe.

é gente, a brasileira foi alvo de um poder mais forte que o da beleza..
o do moooney, bufunfa, din diiin, faz-nos rir! com certeza algum japoca poderoso passou umas verbas por baixo das banquetas iluminadas do Miss Unvierso.

Outro absurdo que eu nao posso ficar calada.
Miss Universo??
como assim?!! eu so vi as terraquias ali!!
acho um tremendo absurdo nao chamarem os outros planetas.

Eh,
com a discrepancia gritante entre a japonesa e a brasileira.
com o risinho malefico da queda da americana.
com a pergunta na garganta: qnt os japocas pagaram?!
...eu me retiro, dizendo.. pra mim.. a miss universo (universo?!) ainda é a nossa...

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Indiscreta de todas nós

Não tem ninguém que consiga escapar. Pode ser criança, adolescente, adulta...e até idosa... Não importa, é um problema que não liga para idade, (e as vezes nem pro sexo), é incrível como a indiscrição dessa dificuldade nos afeta. E todas as vezes somos tomadas por uma onda de vergonha, embaraço, é um terror.

Elas se mostram inocentes, comportadas, puras e discretas, te oferecem 100% de algodão, costuras invisíveis, pretas, brancas, amarelas, cor de rosa, florida, com sorrisinhos ou dizeres, que brilham no escuro, transparentes e até comestíveis. Mas elas são umas falsas! Entram em partes indevidas e você fica sem jeito de tirar! E quando tira e faz barulho?! (PLEQ) É de matar de vergonha!

Lá está a menina atravessando a rua, em câmera lenta, cabelos ao vento, quando de repente ela sente... Escapou... E entrou... Abre os olhos assustados.... O que fazer? Ela pensa em milhões de coisas, é capaz até de provocar um pequeno tropeção, puro disfarce para desvio de atenção; todos dos carros já perceberam que algo está errado, afinal ninguém abre esses olhos esbugalhados, sem uma razão, no meio de um cruzamento. Ela vai ficando cada vez mais vermelha, transeuntes se perguntam se ela está passando bem, a mão tenta ir sozinha ajeitar esse desastre, e ela se esforça para lutar contra, começa a suar, a respiração fica mais pesada, um desocupado do outro lado da rua resolve sair com um: “Ei princesa, vem logo” ... E ela se pergunta, angustiada, atravessar rua? Voltar pra casa (ou pro trabalho) à procura de um banheiro para ajeitar isso? Ela não pode estancar ali, na faixa de pedestres; uma senhora passa olhando com um ar de preocupação, um sorrisinho sem graça e nervoso como resposta...

A outra estava numa festa, vestido perfeito, justinho, básico, mas foi infeliz em escolher a calcinha, e o que aconteceu? Na hora da dança... com ELE.... Escapou...E entrou... O que fazer? Pedir desculpa e parar aquele momento mágico para ir ao banheiro ajeitar? Causar uma vacilada e mudar o foco de atenção dele para discretamente acomodar-se ? Agüentar a inconveniência?

Roupas Íntimas, sempre provocando esse tipo de desconforto. Não tem solução! A não ser comprar aquele modelo cueca, mas não é sempre, nem com todas as roupas que se dá, ou comprar logo um fio-dental, mas... o infortúnio de ter algo aborrecendo ali não passa; eu pelo menos, fico desesperada, parece que todo mundo já percebeu, não consigo sentar direito, não consigo andar direito, não dá dividir minha atenção com outras coisas, disfarçar que não estou agoniada é impossível.

Calcinhas deviam vir com um aviso “Ministério da Saúde adverte, calcinhas provocam situações delicadas e alguns incômodos (mas não experimente não usar)”. Isso em todas as marcas, porque já fui de C&A à Vitória Secret, de Lycra à Luppo, de Riachuelo à Vitor&Vitória, até aquelas de promoção no bate-palma do centro, não há uma que se salve, nem uma sequer...

Pior é quando acontece isso quando você está com absorvente!!!

(Vou parar de dar detalhes, depois acabo influenciando alguém a parar de usar...)

Elas foram criadas para um bem necessário, mas foram se transformando em objeto de indiscrição, talvez porque elas têm ficado cada vez menores, talvez porque eu estou engordando, mas elas insistem em me deixar em situações dessa forma. Já vi gente que chama de: queimando arroz, na garagem, e outros eufemismos... Mas ela escapa e entra mesmo!!! E continua sendo um problema feminino universal, não tem como negar.As francesas, sim, aquelas magras e delicadas meninas, sofrem disso diariamente, as americanas, apesar do péssimo gosto e da cafonice no vestuário, sim... sofrem do mesmo mal, brasileiras? Precisa comentar?!

Quando uma mulher em qualquer parte do mundo, começa a ficar agoniada, sem sossego sem nenhuma razão aparente, olhando de um lado para o outro, tentando tirar a atenção de qualquer coisa em volta... Se você ouvir algum PLEQ (o mais baixinho que seja), ou se ela de repente sumir, ou se esconder atrás da mesa, coluna, porta... Pode ter certeza... A Indiscreta de todas nós atacou.

quinta-feira, 24 de maio de 2007


O que é o silencio
se não o não dito?

E o não dito,
além de nossas omissões?

Então o silêncio, é um eterno segredo?
Já que omitimos tudo aquilo
que não queremos contar?

Calo e descubro teus segredos
Emudeço, e tu descobres os meus.
Secretamente fundamos nossa cumplicidade (mútua) de solidão

E eu já não digo mais nada, pois o que fala mais alto
é o silencio ensurdecedor que há dentro de mim


msilva

quarta-feira, 23 de maio de 2007

quarta

hoje eu estava fazendo as listinhas que faço todo mes...
aquelas coisas como: tenho q fazer isso, isso e aquilo...tenho que pagar isso, aquilo e aquilo outro...
pensei que eu deveria acrescentar coisas como:
- ligar para uma amiga.. dizer q eu amo meus pais.. separar um tempo com
meus irmaos... gastar tempo conversando com meu namorado..e coisas assim...

acho que Tempo sempre é um tema que eu abordo, ne?.
ele me intriga, ele me apavora, ele me consola ...
e nao pára pra esperar meus delírios filosóficos.
por isso.. mais um textinho sobre ele:


O tempo é o amigo e o estranho. O doutor e o amante, a foice e o algoz. Aplaudimos e sufocamos, contamos com lágrimas e medimos com sorrisos. O tempo é o vento, e o vento é poeira fina que fica dentro dos olhos.

Tempo é aquele que acarinha o enfermo, satisfaz os ponteiros em sua dança louca e desvairada, mas se perde entre sussurros apaixonados e melodiosas canções de serenatas. Tempo é aquele que mostra que feridas purulentas e profundas são suas companheiras fiéis, e que dores latentes e proibidas fazem parte do seu show de atrocidades.

Chorem alto, lamentem nas vigílias. Doce e amargo é o gosto de quem se submete.

Desequilibrados constantes, aprendendo com noites e dias que duro e enfadonho é o seu penar. O tempo se vai, e não se despede.

Chorem alto, lamentem-se, infames submissos. Tempo é um deus cruel que brinca com suas armadilhas ardilosas e ri gargalhadas corrosivas quando nos prende em uma de suas teias.

Tempo é o vento, e vento é poeira fina que fica dentro dos nossos olhos; uma vez que piscamos e descobrimos que já não somos mais meninos. O tempo se vai, e não pede passagem.

msilva

terça-feira, 22 de maio de 2007

Sobrevivendo


Fico pensando no que exatamente os homens têm na cabeça, quando a gente passa e eles fazem algum tipo de comentário medíocre para nós.Tem aqueles que falam alto com amigos (e até desconhecidos) do lado, detalham seus desejos, vontades e sonhos... Tem aqueles que fazem milhões de pedidos no um segundo que você atravessa a frente deles, você apenas passou, mas recebeu convite para jantares, noitadas e até casamento, tem aqueles que metem até a mãe no meio, expondo a vontade eterna dela em te fazer de nora (e ele nem conhece você...). Mas os que mais me estressam, são aqueles que não se contentam em apenas falar ao vento, imaginando que você ta prestando atenção, ou que um dia você realmente vai olhar para ele, mas os que resolvem partir pra cima, tocar, conversar, como se você realmente interessada nele.

Qualquer dia vou escrever uma tese sobre a possibilidade de cantadas ridículas serem trabalhadas na cabeça de um homem desde o nascimento. O médico grita: é um menino. E toda a enciclopédia barata de cantadas é assimilada pelo neném, e vai se desenvolvendo, chegando ao seu ápice quando ele é um velho bêbado no bar da esquina... e sai como um: Hei princesa, psiu!

Meus instintos pugilistas já se mostraram afiados em um desses tipinhos! Calma, ele sobreviveu... e eu corri... Estava eu andando calmamente pela rua, quando vem um ser desprezível ao meu encontro, com as mãos prontinhas para tocar minhas partes traseiras... não pensei duas vezes, dei um tapa na mão dele e gritei para quem quisesse ouvir: “Ai, que nojo, fala sério!!!” Quando prestei atenção no meu tamanho pro dele, comecei a andar muito rápido, eu podia ser esmagada com um peteleco, porém, sem perder a pose (isso,jamais) caminhei com passos firmes; os olhares de reprovação das pessoas na rua serviriam para encobrir minha fuga... Mas não existe homem que eu despreze mais do que os que fazem isso. E aqueles que vêm falar contigo com um olhar sapeca, te olha dos pés a cabeça (não necessariamente nessa ordem), você sente que ele tem o olhar super secreto do Clark Kent... E “socorro, minha roupa sumiu!!!” Vem aquele Oi , que você pensa que ele comentou foi sobre seu sutiã novo, ou o modelo da sua calcinha, e você tem vontade de ir para trás da primeira coluna, mesa, cartaz, o que tiver por perto para verificar se está tudo fechado direitinho (cada botão, zíper e etc), ou se o olhar magnético dele rompeu essas barreiras.

Eu já me deparei até com um que tinha técnicas que me deixaram alem de muito vermelha (de vergonha), pasma!!! Ele era um amigo meu... nada muito íntimo, um colega... Me deu um abraço que conseguiu desprender meu sutiã!! Sim!!! Vou repetir pra ver se vocês realmente entenderam, ele desprendeu meu sutiã com um simples abraço!!! Aonde essas crianças aprendem essas técnicas? Isso devia ser proibido.

O fato é que todo homem tem predisposição para safado. Todos eles têm desculpas inocentes como “nós só somos bons amigos”...”Chorando por quê? Vem aqui, eu te consolo!”. Por que será que eles nunca estão do lado do seu namorado na briga? Por que será que o teu namorado desconfia tanto? Por que será que ele custa tanto ao te dizer que ta interessado em uma menina?

Outra vez um rapaz veio com a cara mais lavada me perguntar se eu queria casar, eu... Puritana... respondi que sim com um sorriso no rosto, desde de então ele tenta me convencer do contrario; não que ele queira que eu mude de idéia para casar com ele e não com meu namorado, mas porque tenta me dizer que não existe homem certinho, que todos vão me trair depois do casamento, ele disse que homem que é homem não se segura...é infiel!

Mas eu, sobrevivendo a assédios da rua, sobrevivendo a olhares à queima-roupa, suportando cantadas imorais e infelizes, ouvindo propostas indecentes, sendo despida com os olhos, ouvindo acusações e alguns detalhes sobre especulações da minha pessoa sem minha devida roupa... Prefiro continuar achando e confiando que em algum lugar do mundo tem um inocente, como eu (ranran), não contaminado, quase um alienado, que olhe primeiro para mim, quem sou de fato, e depois pra o que vem de presente....(mas depois aprenda rapidinho o resto, tirando a parte do infiel). Será que estou pedindo muito?

Será que vou ter que pegar pra criar?

Enquanto isso... vou tentar sobreviver, andando com costuras reforçadas, amarrando mais forte meus sutiens, e tentar comprar um tocador de mp3 pra salvar meus ouvidinhos puros...

segunda-feira, 21 de maio de 2007

dorzinha.


Vem,minha dorzinha pequena

Que hoje o amor dança tango,

Entre carinhos e abraços desvairados,

Lembrando que tempo

É tempo passado.


E o que é presente não poderá estagnar

mais do que Hoje em Dia

Ele há de acabar.


Vem minha dorzinha, pulsante, imaculada

Que triste é o canto daquele velho pesar

E onde há choro

Há de haver desespero

Que mais que loucura

É a insanidade de querer não te ter para mim.


E se quero mais que um tempo

E o futuro me cega, dizendo ser paixão...uma dança proibida.


Juro amor, mesmo bandido

Porque não há riso

Se não for nos teus braços.

msilva.







obs. à Rebeca Cardoso e sua dorzinha, que me acompanham e me inspiram.



sexta-feira, 18 de maio de 2007

pensando.

eu nao sei se vocês já se sentiram assim..
tao cheio de pensamentos que você pega um papel e nao sabe por onde começar...
nao existe uma conclusão, as vezes nem conexão entre os assuntos.
sao milhares e milhares de ideias rondando sua cabeça...
isso acontece muito comigo quando algum conhecido morre, quando é meu
aniversário, e as vezes simplesmente porque o dia está nublado...
mas.. hoje está sol.
e a vontade de refletir é constante.
sozinha ou nao.. porque quem sentar do meu lado hoje vai ser alvo de
minhas ideias e filosofias, ditados e discurssoes, eu preciso simplesmente pensar..
fazendo sentido ou nao.

logo que acordei pensei muito sobre romantismos, lembrei do mr.darcy de orgulho e preconceito.. fiquei com sua fala rodando e rodando minhas ideias...
"you have bewitched me, body and soul, and I love, I love, I love you. And I never wish to be parted from you from this day on."
Como um amor pode ser tao grande ao ponto de tomar o corpo e alma?!
Ser invadido por algo tao exato que ao mesmo tempo nao cabe em si...
se trasnborda de dentro.. vem em forma de sorriso ou de lágrima...
mas nunca.. nunca essas emoçoeszinhas vao ser capazes de explicar tudo que passa dentro do corpo, da alma, do espirito de alguem que ama..

depois pensei sobre como esse amor pode ser mantido.
como fazer ele permanecer mesmo com anos e anos de convivencia?
como enxergar a mulher da mocidade na senhora que dorme ao lado com marcas
da velhice e cabelos de maturidade?
como manter o cuidado depois que a presença do outro pela casa já é um costume?
eu quero ter borboletas no estomago, cosquinhas no coraçao,
quero continuar chorando quando ouvir declaraçoes e gritando aos 4 cantos do mundo
tudo que tem dentro de mim...
sim..
como faz isso?! nao existem formulas para o amor!!!

ah,
pensamentos.. pensamentos..
pensei tanto no tempo, na facilidade com que ele corre, como ele tem sido ágil no seu trabalho,
e como eu tenho deixado de lado alvos e metas que prometi para mim mesma que alcançaria no inicio do ano...

ah
pensamentos, pensamentos
por que persistir tanto num erro quando se sabe que ele vai continuar sendo isso e pronto!
por que nao dizer constamente para aqueles que eu amo tanto todo meu amor? o tempo passa tao rapido !
por que nao abraço tanto?
por que nao envio mais cartas?

ah
pensamentos, pensamentos
queria conseguir respostas para todas as questoes.
e depois fazer cartazes pelo mundo gritando minhas conclusoes, nem que fossem aquelas, aprendidas na pele, as duras quedas, a corte de espada, e queimadas por lágrimas..
queria simplesmente o silencio da voz, minha lingua esta cansada, e que os sussurros do
meu interior fossem simplesmente.. apreciados.




quinta-feira, 17 de maio de 2007

Onírica... meu sobrenome.



Se tem uma coisa que eu gosto é de sonhar... Sabe, muito ja se falou sobre sonhos, de pscicanalistas a pintores; mas, eu particularmente, me divirto muuuito com meus sonhos, quanto mais malucos, mais engraçados, mais inigmaticos, mais misteriosos, mais loucos, .. melhor! eu tento interpretar sozinha, organizando-os, escrevendo-os, mas nem sempre chego a algo coerente.
Meu sonhos sao verdadeiras odísseias! Eu ja sonhei com lutas com o Vin Disel, quando fui raptada por um transatlântico todo branco, gicantescamente estranho, que me afo
garam por eu nao gostar de Br´oz!
Já sonhei com a Nicole Kidman (numa versao oriental, morando em cabaninha e tudo) me salvando quando eu deslizei na estrada porque estava voltando do sitio (km180) de bicicleta! neste dia ela me prometeu que iria me explicar o segredo do universo e depois sumiu!!( to procurando ela ate hoje)

Também já sonhei com um cenário todo do futuro, um futuro alá revistinhas da turma da mônica (com carros em cápsula e outras viagens), onde minha mae trabalhava num banco e meu pai tinha ciumes do robô do outro setor, e de repente descubro que meu pai era um power ranger e se transforma em um grande robô para lutar na aven.Djalma Batista com o robôzinho lá...

Sem contar das minhas conversas filosóficas co
m meus peixes (com o cachorro só papos triviais), dos musicais com os personagens da Dysney, e das pessoas da minha igreja cantando a campanha eleitoral do Amazonino num dos cultos, sem mencionar também minhas longas viagens voando por cima do céu, analisando e contando estrelas, as vzes com auxilo das minhas asas, as vzes só porque eu controlo a gravidade mesmo...

Ah,
eu amo sonhar. Poucas as vezes que tive pesadelos, na verdade, até eles sao apresentados como um filme de suspense,.. que na maioria das vezes tem um vilão cômico (sr. cabeça de batata com seu escudeiro burrinho do Shrek que o diga). O ultimo sonho-suspense que tive me deixou quase sem ar... Eu acordava (no sonho) e descobria que estva doente, e tentava me comunicar mas eu desmaiava, e acordava sempre em outra época, como se anos tivessem passado, mas ninguem da minha casa se dava conta (ou estavam disfarçando) só sei que finalmente uma vez eu acordo e meu irmao me leva para cachoeira, lá eu tenho uma tontura, e desmaio mais uma vez, quando acordo, abro a porta do quarto da minha mae, e descubro um ce
ntro de inteligencia virtual, onde ela é responsavel por tudo isso que me acometia!!!
confesso, que até pensei duas vezes em lhe desejar Bom Dia depois..


Sonhos, sonhos, acho quem nem tudo Freud explica, e se ele explicar eu vou ter medo de ser taxada como uma pervertida qualquer, ou.. ser encaminhada para um hospício...

Dormindo ou acordada, com explicações os nao, um dia inda quero uma máquina que filme meus sonhos...


Ah, sonhar é tao bom, é tudo tao colorido, e possivel...
"
realizações de desejos inconscientes" ou "puramente combinaçoes de coisas vividas" quero sonhar muuuuito ainda, prometo que deixo vocês a par de tudo.. :D

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Azeitonas.


Quantas mulheres são necessárias para abrir uma lata de azeitona?

Bem, a problemática da: Abertura das Latas, tem sido estudada há alguns anos, criaram aqueles dispositivos de ar, um negocinho branco em cima da tampa, mas nem todas têm; criaram aquelas que já vem com o arco para furar, como as de molho de tomate, mas o complicado é quando é de vidro, já inventaram copinho de plástico,mas os melhores e mais gostosos são esses há moda antiga, é inadmissível nós, mulheres do século 21, ainda dependermos de:

- Beinhêê... abre essa lata aqui pra mim?

- Vou já, doçura, espera que o timão ta atacando.

- Amorzinho, mas se o jogo acaba e não tem comida, vai sobrar pra mim....

- Que é isso, paixão? Ta no inicio do segundo tempo, relaxa só um minutinho...

E então resolvemos tentar sozinhas. Primeiro seguramos a lata com a mão esquerda, tranqüila, pegamos um pano e envolvemos a tampa, em meio a caretas e esforços, não ouvimos sequer ela se mexer. Tudo bem, segunda idéia, senta-se no balcão da cozinha, coloca-se a lata entre as pernas, usa as duas mãos, uma força sobre-humana contorcendo não só os músculos do braço mas toda e qualquer elasticidade que puder existir na face para aquela careta. E nada. Terceira tentativa, nervos quase a flor da pele, as mãos já estão vermelhas e sensíveis, algumas unhas já foram quebradas, seu cabelo está assanhado, mas abrir essa DROGA DE LATA é uma questão de honra. Então você analisa bem a lata, cerra os olhos ao encarar essa talzinha de Azeitona Verde Fresquinha Sem Caroço, a luta está só começando, a arma secreta... a faca! Sem pena, você vira a lata ao contrário, esfaqueia compulsivamente a parte em que a tampa foi enroscada, sua expressão muda, o que interessa não é mais nem tanto abrir, mas vencer aquela arquiinimiga, você deseja matar todas as azeitonas, extingui-las do mundo, quer quebrar aquele copinho de vidro com suas próprias mãos, você esfaqueia todas as vezes que foi vencida por ela, você nunca mais vai depender de outros, você ...você..... vai parando com calma o ritmo "sanguinário" e percebe que não está adiantando de nada. De absolutamente nada. Mas, somos mulheres, não nos daremos por vencidas. Você senta de frente para sua Adversária de 200g tentando enganá-la (e a si mesmo), pega rapidamente coloca de baixo do braço esquerdo e faz novamente uma força descomunal girando e.... nada. Você sente que vai chorar, de raiva!

Nesse momento, com bolhas na mão, esmalte (recém feito) descascando, descabelada, com uma feição iracunda, bíceps doloridos, jamais daria o braço a torcer e pediria novamente pra ele. Então, é hora de pedir socorro....ligar para a vizinha.

- Amiga, ta em casa?

- Sim... Por que?

- Lata de azeitona – você fala cabisbaixa, quase admitindo a derrota.

- To indo! – Ela responde entendendo tudo!

Como ela não precisa bater, vai direto para a cozinha, falando um Oi rápido para o rapaz estirado no sofá, que sequer nota a entrada.

Muito bem, agora são duas. Uma segura a outra gira. Depois uma gira e a outra segura. Depois uma pega a faca e a outra pensa. Depois uma tem as bolhas da mão estouradas, e a outra uma quase distensão muscular no braço direito.Então....uma liga para uma outra amiga....que liga pra outra...pra outra...

Mais uma, mais briga. Mais outra. A cozinha está repleta de mulheres corajosas que jamais se deixarão vencer. Planos são traçados, estratégias de ataque, já existe óleo na tampa, nas roupas, na parede, mãos sangrando, olhos lagrimando, punhos cerrados....

Elas se sentam no chão confabulando qual será o próximo procedimento. Então, ouvindo o barulho estranho, do...silencio, ele levanta e vê a lata de azeitonas no balcão. Calmamente abre, sem esforço, sem caretas ou sangue inocente derramado. E diz:

- Era só essa?

Como não se brinca com mulheres lutando por sua própria honra, elas dizem quase em coro.

- Não,não...Hoje é canja!

terça-feira, 15 de maio de 2007

Sorriso.


Ah sorriso sincero,

Como eu tinha saudades de ti.

Andaste longe,

Cheguei a pensar que desistira de mim.

Ah, sorriso sincero,

Meu sorriso secreto.

Aquele sem peso

Aquele mais bonito

Firme e constante.

Aquele que vem de dentro

Aquele sem vergonha e sutil.

Como eu tive saudades de ti.

msilva


PS. essa poesia foi escrita quando eu te encontrei a segunda vez. Eu vim com mais cicatrizes,

com outras marcas e uns capítulos tristes, mas tu me amaste assim... constante, puro. E eu vi

dentro, nos teus olhos um novo amanhecer.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

tempo.

Tem horas que tantas coisas estao acontecendo, que nao exite mais tempo de parar, sentar, escrever,refletir, explicar para si mesmoo que está acontecendo... Ficando acostumado com a agitação, como que ingerindo Elixir-de movimentação, a mais desnecessária possivel; é preciso simplesmente se movimentar, se movimentar, se movimentar... Por que? a culpa é do Governo. a culpa é do Sistema. A culpa é do Capitalismo. A culpa é da minha familia. A culpa é do meu Chefe. A culpa é de qualquer pessoa que cruzar a minha frente hoje!
desculpas.
talvez a correria do seja justamente a válvula que tenho para escapar do mundo "cruel" do silêncio. Porque nele vou ter que pensar e tirar conclusoes, vou ter que me fechar para balanço e tomar decisoes. e decisoes geram mudanças. e quem quer mudar?! "eu nao tenho tempo pra isso"
o que é esse tempo que tanto falo?! eu uso a internt para polpar tempo, vou ao drive-thru para ganhar tempo, uso atalhos para economizar tempo. Mas nunca ninguem me apresentou o Banco Universal dos Tempos; onde minhas horas estao sendo todas creditadas. o que é esse tal de tempo?! por que eu vivo dizendo que nao o tenho?
talvez a tempos eu tenha me rendido à ele, e ao inves dele me pertencer, sou seu escravo. servo de meu proprio horario. ..e quando meu tempo acabar? serei finalmente livre?
serei eu um ser atemporal enfim?!
mas, nese caso, se eu nao for regido por ele, eu terei de enfretar o silêncio e tudo que isso implica!!
e mais uma vez eu fujo, correndo para novas atividades para ignorar essas ideias insanas de minha cabeça.. ah! que perda de tempo.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

sexta.

bem, eu escrevo poesias...
e vou coloca-las por aqui de vez enquando.
Obrigada quem passa por aqui.
divulguem,please.

;*

Burning eyes


Tenho olhos feitos de fogo

Mundo, luas,universos cálidos, rolando dentro de mim

Sonhos em formas de labaredas

Minha chama ardente refletida no meu simples olhar.

Secreto.

Cada passo dado, cada olhar atravessado

Queima, arde e grita meu nome como queimaduras vivas e perene.

Constante.

Meus segredos flamejantes

Lindos,taciturnos

Tenho em meus olhos como chamas

Tenho chama que não se acaba mais.

Ardo em vida, palavras em forma de tochas

Centelhas e faíscas que espelham o que há em mim

Sigilo

Oculto.

Tenho olhos feitos de fogo

Tenho fogo dentro de mim.

quinta-feira, 10 de maio de 2007






eu tenho asas tatuadas em minha alma!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

sinceramente...

eu nao sei exatamente o que acontece dentro de mim.
eu tenho uma vergonha boba das coisas que eu faço,
normalmente tenho esse medo estupido de me expor...
nao falo só da vida pessoal e minhas dificuldades de conversar
ou contar meus feitos e dores,
falo inclusive sobre meus proprios trabalhos;
pra eu falar que eu escrevia foram alguns anos,
pra eu mostrar o que eu escrevia, mais alguns,
agora, pra eu publicar e colocar "na boca do povo" tem sido outra dificuldade
muito grande...
engraçado é que uma vez um moço leu uma de minhas cronicas, inicada por outra moça, e ela disse que mostrou pra os outros da casa dele, e um dia ele chegou e estavam todos conversando sobre a cronica da semana, e ele disse que achou incrivel como eles estavam sendo: marta-vai-com-as-outras...
e isso me emocionou... fiquei pensando como eu gostaria de continuar sempre fazendo isso...

mas..
... lembro quando me chamaram a primeira vez pra falar sobre
meus escritos na tv, ano passado, eu quase perguntei do rapaz:
voces tao com falta de opçao?
...nao sei pq essa tolice, sempre o: acho q tem alguem mais indicado pra isso
me atormenta.
talvez seja justamente por isso que eu escreva...pq eu nao gosto de falar!!
mas.. como eu vou divulgar meu trabalho se eu continuar nao querendo mostra-los?
bem... eu nao to escrevendo isso esperando elogios nem nada.
talvez seja só vontade de "falar" ...
pronto.
falei.

terça-feira, 8 de maio de 2007

dodoi.

sim sim
sei que nao deveria ficar feliz numa situaçao dessas.
mas, nao tem coisa mais linda do que homem doente.
eles ficam tao frageis, afetuosos,acessiveis... eles, os duroes que nao derramam
uma lágrimazinha por nada... deitadinhos numa cama, implorando por carinho.
e quando ta com febre entao?!
ficam fazendo barulhinhos dengosos, charminho, corpo mole,
ai ai..

Deus sabe o que fez, quando escolheu as mulheres pra enfrentar cólicas,
dores de parto, depilaçao, sentirem mais forte as emoçoes e terem que fazer varias coisas
ao mesmo tempo em cima de um salto agulha.

bem...
o importante é que quando ele fica doente, pode ser uma dorzinha de cabeça que seja...
amo ve-lo deitaidinho reclamando, pedindo pra eu fazer tudo,
fazendo vozinha fraca, cheio de manha...
tempestade num copo dagua ou nao...
corro todas as vezes pra cuidar dele!

segunda-feira, 7 de maio de 2007

meu nome é...

(bem..
mais uma tentativa de manter um blog.
acho q eu ja comecei blog em todos os bloggers do mundo...
acho que qualquer dia os moderados dos blogs universais vao se juntar
e proibir minha entrada...)

maaas,
hoje é dia de lembar dele... nosso amado Eneas...
que faleceu de leucemia.
bem, eu nunca votei nele,
nem pensei na possibilidade de votar...
mas... é com grande pesar que comento sobre sua morte.
nao quero guardar a imagem dele desbarbado, magro, definhando; prefiro manter viva
sua barba imponente, seus oculos pesados e sua voz firme e retumbante...

confesso que nao assistirei mais os horarios políticos (que eu tanto amava ¬¬), afinal, eles nao serão mais os mesmos... hoje meu pesar diz: MEU NOME É ENEEEAS!